Panela de Pressão

Há alguns meses, em uma pequena loja de quinquilharias domésticas, deparei-me com uma panela de pressão com um visor transparente na tampa, achei o máximo, especialmente porque revelava todo o conteúdo, assim, óbvio, podíamos enxergar o que estava lá dentro, como também o seu ponto de cozimento, além de podermos acompanhar, em tempo real, a transformação do alimento contido ali. Saber se uma panela de pressão está prestes a explodir sempre foi um mistério para mim e um medo também. A princípio foi isso que me chamou a atenção…

Mas,  enquanto a minha cabeça funcionava e Deus sabe o quanto estava funcionando, comecei a perceber que o que me interessava tanto era a acessibilidade à verdade, ao processo de construção dos meus sentimentos e dos alheios também, não a química culinária em si. Imaginei que se tivéssemos a possibilidade de enxergar como reagimos a cada situação, passo a passo, poderíamos ter mais controle das nossas emoções, isso não significa deixar de sentir, mas controlar-se melhor, saber o ponto de certo de abaixar o fogo ou desligar a panela, ou melhor, a cabeça. Dessa maneira, evitaríamos muitas explosões ou, em alguns casos, deixaríamos explodir, de propósito, por necessidade, lógico que em último caso, pois os danos decorrentes de um estouro podem ser irreversíveis. Então reafirmo a importância do visor, que podemos chamar de autocontrole ou de autoconhecimento, raros como essa panela de pressão que me chamou a atenção em uma pequena loja de quinquilharias domésticas.

 

Um comentário sobre “Panela de Pressão

Deixe um comentário